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terça-feira, 17 de maio de 2011

Barroco

"... uma liberdade, uma atitude criadora liberada de preconceitos intelectuais e formais" (ZEVI, B.)
Contexto histórico: Contra Reforma, Matinho Luthero, volta da inquisição.

Precisavam trazer de volta os fiéis, por isso tentavam persuadir com a emoção da arte e seu impacto visual.

Tornou-se livre da geometria, das convenções hitóricas e da estaticidade.

Trazem o belo da interpretação da arquitetura clássica, não de seu uso propriamente dito.

Principais nomes: BERNINI e BORROMINI.

Planta em cruz latina: abrigar mais fiéis
                          >>Estrutura típica: Porta, (fachada), nave (o caminho da redenção) e a cúpula (uma meta à atingir).

Monumentaliade: uso do entorno para valorizar o edifício, se tranforma em foco.

Assimetria e desordem.

Liberdade e dinamismo na composição do edifício.


>>Marco do início do Barroco:

II Gesú, Giacomo Della Porta


Importante não esquecer que a Praça São Pedro é do Bernini, e que é barroca e não maneirista!!


"Planta" ovalada, cabe uma quantidade maior de fiéis. A praça na verdade, está ai pra dar ênfase, monumentalidade à basílica, mais especificamente à cúpula verticalizada.


Praça São Pedro, Bernini.

O interior da Basílica São Pedro, é barroca também e pra não esquecer disso, uma imagem do Glória e do Baldaquino:

Glória e Baldaquino, Basílica São Pedro: Barroco
 Piazza de Popolo, um belo exemplo que o desenho urbano é focado nas edificações. Ness caso, as igrejas gêmeas ganham ênfase no encontro das três ruas radiais.

Piazza del Popolo, Domenico Fontana

Na Piazza Navona, a cúpula sai do fundo e é trazida para o espaço urbano.

Piazza Navona, Domenico Fontana

Na Sant'Andrea al Quirinale, Bernini, percebemos primeiramente alguns elementos clássicos, o frontão por exemplo. Porém essa não é A característica do barroco, mas sim esse rendilhado como detalhe, em vários locais da fachada. Depois no capitel das pilastras e colunas, percebemos que é o da ordem mais ornamentada possível, creio que seja Coríntio nas pilastras e Jônica Moderna nas colossais colunas, que por sinal são um belo exemplo de monumentalidade. Também notamos uma escultura, que não parece ser um querubim, então provavelmente não é Rococó.


Sant'Andrea al Quirinale, Bernini
Na sua planta, percebemos a forma de elipse/ovalada que é A forma do barroco cabiam mais fiéis e também as capelas: locais pra colocar estátuas, imagens de santos. No inetrior da cúpula percebemos os alvéolos, em formas geométricas: que prova não ser Rococó e pela divisão dela em partes diferentes, percebemos que não é Renascimento.
Planta & Interior da cúpula


Por último, pra não esquecer algumas imagens do Palácio de Versalhes e seus imensos jardins barrocos.

Vale lembrar de não usar os jardins em desenho urbano, por eram para serem vistos de cima, sem nenhum tipo de funcionalidade para seu usuário.

Lembrar também que nosso ouro está quase todo por esse e outros palácios, se for amarelo é ouro mesmo!!

Versalhes - Lois Le Vau




Versalhes Interior, ouro muito ouro - Jardim da realeza



2 comentários:

  1. Gostei do seu blog. Salvarei nos meus favoritos ;) Vou dar umas passasinhas de vez em quando

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  2. Eu amo esse blog pq parecem as anotações q eu mesma faço então eu me identifico muito hahaha

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