MANEIRISMO tem origem na palavra italiana maniera, que pode ser traduzido como um estilo, uma maneira de fazer algo. Por maneirismo, se entendia como algo que não tinha rótulo. Com o tempo, esse termo foi tornando-se pejorativo, algo que não tinha talento ou sofisticação.
Nesse período, a estética tinha mais prioridade que a funcionalidade, que podemos notar nas colunas duplas, desnescessárias para a sustentação apenas para aefeito estético.
Não havia regras que determinassem que isso seria maneirismo ou não. Realmente eles não sabiam aonde queriam chegar, só sabiam que queriam mudar, ser diferente de seus antecessores.
Citamos Michelangelo, como um dos principais artistas do período, que esteve no final do Renascimento porém seu auge foi no Maneirismo.
Começamos com algumas pinturas e suas mudanças.
Peguei dois quadros, com o mesmo tema: última/santa ceia. Uma de Da Vinci, renascimento, e outra segundo o tio google do El Greco, maneirismo.
Nesse zoom, percebemos que na pintura de Da Vinci, direita, a expressões são mais leves enquanto a do El Greco, esquerda, é muito mais estática. "O corpo é retratado como uma imagem alterada pela dimensão psicológica, dominado por conflitos e tensões..." Essa citação é levada em conta em todos os aspectos do período.
ARQUITETURA
Um exemplo que deve estar bem claro, é Basílica São Pedro. Seu interior é barroco e seu exterior inicia no Renascimento e termina no barroco, sendo assim passa pelo Maneirismo que deixa fortes características na fachada.
Por iniciar no Renascimento, sua planta inicialmente é em cruz grega, mas é dissimulada pelo quadrado formado nas diagonais da cruz.
Na fachada percebemos grande conflito entre verticalidade e horizontalidade. Imponência, força. Colunas duplas.
Novamente confronto entre horizontal e vertical. Existe uma espécia de empuxo vertical, devido às nervuras.
Sobre a praça comentaremos no barroco!
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No desenho urbano, o importante era que os caminhos levassem até a igreja. Levava-se em conta o meio em que o edifício estava inserido.
Como percebemos no Palazzo Massimo Alle Colonne, Baldassare Peruzzi, que se adapta ao terreno em que foi construído.
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O Palazzo Farnese e a Biblioteca Laurenziana, são exemplos clássicos e fáceis de assimilar que a estética tinha prioridade frente à funcionalidade. Várias escadas levavam ao mesmo lugar, sem necessidade.
Biblioteca Laurenziana, Florença
Palazzo Farnese, Caprarola
_____________________________________________________________A vista superior da Piazza del Campidolgio, nos confirma que eles não queriam ser iguais aos seus antecessores, prém não sabiam como o que realmente queriam.
No renascimento a forma perfeita era a circunferência, aqui usam uma espécie de elipse que não tende ao centro. Porém temos um objeto que está extamente no centro da elipse, o que faz tender ao centro. Então analisamos o desenho traçado no chão: parte do centro para as laterias, negando a centralidade novamente!
Por último, uma das fachadas do Palácio de Fointaneblau que possui uma bela msitura de elementos, SUPER característica do maneirismo e também a escadaria dupla e novamente o confronto de horizontalidade e verticalidade. Além do tratamento diferente de andares, blocos, e fachadas.
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RESUMÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MANEIRISMO:
Estética antes da funcionalidade.
Mistura de elementos, formas...: sensação de não ter harmonia.
Conflito horizontal x vertical.
Rústico x Ornamentado.
Massividade.
Colunas duplas somente com função estética.
Renúncia à centralidade.
Conflito humano.
Escadarias, que não levavam a algum lugar necessariamente.
Flexibilidade ao desenho urbano.
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E cá faço eu jus ao título deste blog.. 2:50 da manhã e eu terminando esse post. Realmente queria terminar Barroco e Rococó hoje, mas é impossível!
Amanhã bem (espero que sim) cedo terminarei de postá-los e de estudar!
Bons sonhos pra mim, e boa sorte na prova!!
até
@fergaspe
muito bom, adorei fer! Nem vou estudar sozinha ehaueha vou ler só os teus resuminhos.. :D
ResponderExcluirfer só não sei quanto ao newton se está certo dizer que era época dele.. eu acho que é do rococó, iluminismo e tal. :S
ResponderExcluirpois é, fiquei na dúvida também, mas anotei na aula isso.. Vou conferir!
ResponderExcluirOi ..... Eu tenho Newton no rococó!?!?
ResponderExcluirValeu Fer ...parece q não estudei sozinha....heheheh.... bjosss BOA PROVA !!!!!!
Oii fer, iluminismo, newton e tal é do rococó mesmo..
ResponderExcluirbjos, Amanda.
Isso mesmo, conferimos e newton é rococó.. que a Giane não veja isso!! hauuhahu bjo meninas
ResponderExcluirMuito bom seu blog...gostei da ideia de colocar sobre esse assunto, também tenho meu blog sobre arquitetura. Foi muito útil o seu texto...valeu.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA planta da Basílica de São Pedro obviamente é baseada em um ostensório e não em cruz grega alguma. Quando se observa esta obviedade se entende o sentido da abobada localizada exatamente neste local e do resto do edifício ser bem mais baixo e reto. Qualquer engenheiro vê isso, especialmente se já visitou o local.
ResponderExcluirCara Fernanda. Cite as fontes, por gentileza.
ResponderExcluirAmei mesmo! Que venha o 3 ano de Arquitetura em 2022
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